Como o milho vira pipoca?

Já parou pra pensar como o milho comprado no mercado vira a pipoca tão deliciosa? Vamos explicar nesse artigo como o milho vira pipoca.

Como o milho vira pipoca?

Cada grão de milho, é um fruto. E como um fruto ele possui um pericarpo, composto principalmente de amido e água. A difereça do milho da pipoca para os outros é que o milho da pipoca tem menos água (cerca de 14,5%) e o seu epicarpo é quatro vezes mais resistente.

O calor produzido pelo fogão ou microondas esquenta a água dentro do grão, fazendo-a virar vapor, este vapor empurra a casca do milho tentando sair. Ao mesmo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho. Com a pressão do vapor e do amido a pressão interna no grão chega a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!

A pressão é tão intensa que faz a casca do grão estourar, liberando o vapor de ar e o amido que em contato com ar se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos.

Como o milho vira pipoca

Reprodução animada do milho virando pipoca

E porque alguns grãos não estouram?

Quando a casca do milho tem rachaduras ou é pouco duro, o vapor acaba escapando antes da hora reduzindo a pressão interna do grão e não permitindo que haja o estouro.

Outro fator pode ser a própria composição do grão de milho, que pode conter mais ou menos água na sua composição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *